UX DESIGN: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

UX Design, UX DESIGN: O QUE  VOCÊ PRECISA SABER?

Será que estou fazendo UX Design, mas não sabia? Ou, será que deveria estar fazendo UX Design mas não sei nem o que é?


Se você se identificou com algum desses casos, esse texto foi escrito para você. E detalhe, nossa produção de conteúdo escreveu esse artigo pensando na sua experiência de usuário.

Bom existem muitas formas de começar o processo de aprendizagem, e se você é minimamente uma pessoa “conectada” existe muito material disponível na internet para saber mais sobre UX.

O que é UX?


O termo UX = “experiência do usuário”, logo UX Design nada mais é do que o Design de Interface do Usuário. Um pouco óbvio?

Talvez, mas não se deixe levar pelas “aparências”. Bom nesse caso, a aparência importa sim, ou melhor, a aparência tem que ir além de um “belo design”, claro que conta mas acima de tudo ela precisa ser útil.

Mas afinal o que é experiência do usuário? Tudo que tiver uma Interface do Usuário, seja uma plataforma, um aplicativo de pedidos, um site de uma empresa  ou uma marca, todos devem pensar em como o cliente/usuário está se relacionando com essa interface. Eles está conseguindo chegar ou concluir o que precisa?

Por que fazer UX Design?

Já entrou em uma loja e não encontrou o produto que queria? Aquele momento em que o iogurte está na prateleira de shampoo, sabe? Além de estar na categoria errada, o produto acabou estragando sem a refrigeração adequada.

Pois é, isso acontece com os ambientes digitais também. O UX Design e UX Writing trabalham em conjunto para que cada informação, cada serviço, cada passo a passo esteja em sua prateleira.

Quais os pilares do UX?

Para encantar e fidelizar os clientes, é necessário seguir os pilares do UX que são:

1- Utilidade– o quão útil o serviço é para o cliente?
2- Facilidade de uso– facilidade e rapidez de uso;
3- Prazer– prazeroso (divertido, interessante, recompensador) é usar o serviço?

Todos esses pontos são analisados a partir de pesquisa, questionários e dados recolhidos dos usuários para que seja possível melhorar o desenho da interface e experiência.

Quem precisa saber de UX Design?

Bloggers, designer, empresários, agências de marketing, programadores . Enfim todos que trabalham ou dependem de uma interface para trabalhar precisam saber pelos menos os princípios básico de UX Design

Independente da profissão, um bom profissional de UX precisa ter EMPATIA. Pois a grande questão neste trabalho é identificar as “dores dos outros”, onde a plataforma não está sendo útil, onde ele está desistindo?

Para ouvir profissionais experientes nessa área, recomendamos o podcast do Movimento UX e para quem prefere o formato em vídeo existe o UXlab no Youtube. Que tal essa experiência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *