Marketing digital grátis é possível!
Confira estratégias de criação de conteúdo sem custos!

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO E TEXTO ABAIXO.

Marketing de Conteúdo, Marketing digital grátis é possível
Estamos tão acostumados a pensar que toda ação que vise o crescimento do nosso empreendimento custa dinheiro que um título como este gera estranhamento à primeira vista. Entretanto, nós não estamos querendo te enganar. A afirmação de que é totalmente possível fazer marketing digital sem pôr dinheiro no meio é verdadeira e vamos te provar!
Marketing de Conteúdo, Marketing digital grátis é possível
Muitas empresas que hoje são grandes nomes no mercado em que atuam e que começaram do zero, apostaram suas fichas nas estratégias de marketing digital grátis. Afinal, sabemos que qualquer negócio começa primeiramente com a divulgação para depois chegar ao patamar de venda. E com o seu negócio não será diferente! Mas, quando falamos em marketing digital grátis tudo pode parecer muito fácil uma vez que não irá envolver dinheiro na jogada. Porém, se por um lado você não terá que pôr a mão no bolso, por outro será preciso trabalhar o seu lado mais determinado e persistente, afinal, estratégias de marketing orgânicas não oferecem resultados a curto prazo!
Marketing de Conteúdo, Marketing digital grátis é possível

Assim, se você não pretende se dedicar a esta tarefa e não está disposto a alimentar suas páginas com conteúdos de qualidade, acompanhar as métricas e garantir os resultados é melhor você começar a pensar em contratar uma Agência de Marketing Digital que faça este trabalho para você, como é o caso da Tree MKT!

Entretanto, se você é um empreendedor iniciante que não dispõe de orçamento, mas que dispõe de muita disposição para investir seu tempo em ações de marketing digital grátis para fazer a sua marca crescer, continue acompanhando este artigo com algumas ações de produção de conteúdo sem custos.

Preparados? Vamos lá!

Tudo começa pelo seu blog!

Antes de dar um passo maior que a perna e sair criando perfis nas redes sociais para o seu negócio, a sua primeira ação deve ser a criação de um site e/ou blog para iniciar as suas estratégias de marketing digital grátis. É através desta página que você conquistaria tráfego orgânico, vindas dos mecanismos de pesquisa.
Ademais, um blog também é a melhor maneira de converter visitas em leads, pois é neste espaço digital que os visitantes encontraram todas as informações que precisam para verificar a reputação e credibilidade do seu negócio.
Não tem um site e/ou blog para chamar de seu? Na Internet você encontra muitas ferramentas gratuitas para criar um site de forma rápida, tal como é o caso do GoDaddy e da Wix, atualmente as duas maiores plataformas para criação de sites totalmente grátis!

Chegou o momento de produzir conteúdo!

Blog instalado chegou a hora de pôr o seu lado mais criativo e marqueteiro para trabalhar. Afinal, de nada adianta investir tempo na criação do seu blog se não for para preenchê-lo com conteúdo de qualidade, não é mesmo?!
Deste modo, dedique um tempo para definir as pautas mais interessantes para o seu blog, em seguida, é interessante criar uma rotina de postagens dos seus conteúdos do modo que você sentir que seja interessante para o seu negócio.
Lembrando: ao menos uma postagem por semana é essencial!
Não esqueça que a interação também é uma parte importante para garantir bons resultados com a publicação dos seus conteúdos. Assim, tire um tempo para responder as dúvidas, elogios e até mesmo criticas de quem consumiu e interagiu com o seu conteúdo. Garantimos que isso trará muitos benefícios para o seu negócio online!

Invista em guest posts

Outra maneira de iniciar estratégias de marketing digital grátis é apostar em Guest Posts que são definidos como a troca de artigos entre blogs do mesmo nicho ou que tenham alguma ligação em comum.
Quer um exemplo? Imagine um blog focado em gestão financeira pessoal, o produtor de conteúdo poderia escrever um artigo sobre este tema e publicá-lo em um canal parceiro e vice-versa. Esta prática, apesar de muito questionada por algumas empresas, é sem dúvidas muito eficiente para alcançar uma nova audiência e posicionar-se como autoridade em relação a determinado assunto.
Como colocar as estratégias de guest posts em prática? Converse com empresas de nichos similares ao seu e proponha esta troca de conteúdos. Explique para eles os benefícios desta parceria e some pontos em SEO ganhando backlinks para o seu blog!

Recicle o seu conteúdo

Uma das grandes vantagens do Marketing de Conteúdo é a possibilidade de reciclar conteúdos e, assim, transformar, por exemplo, um artigo em outros formatos como um podcast, um vídeo, posts para redes sociais, etc.

E adivinha qual o benefício de fazer esta reciclagem? Isto mesmo, alcançar novos públicos!

Afinal, digamos que você tenha publicado um extenso artigo em seu blog sobre um tema muito buscado pelo seu público-alvo. A ideia aqui é que nenhum conteúdo se perca, mas que se transforme e se multiplique para que você consiga dar início às suas estratégias de marketing digital grátis, impulsionando suas vendas através destes conteúdos.

Neste ponto, você pode e é interessante que você crie uma estratégia específica de reciclagem dos seus conteúdos. Aqui na Agência de Marketing Digital Tree MKT utilizamos um planejamento que pode servir como base para a sua estratégia de reciclagem!

Como funciona? Para cada semana de um mês priorizamos a criação de um artigo que será reciclado em um vídeo para o youtube – caso seja interessante para o cliente – e 3 posts para as redes sociais criados tendo como base os assuntos tratados no conteúdo produzido para o blog.

Assim, se utilizarmos como base este artigo que você está lendo neste momento, poderíamos ter a seguinte reciclagem para a criação de posts:

Post 1: É possível fazer marketing digital grátis?
Post 2: Por que você deve ter um blog e alimentá-lo com conteúdos!
Post 3: Estratégias para um marketing digital eficiente e sem custos!

Está vendo como definimos os posts de uma semana para as redes sociais apenas subdividindo este artigo em três partes com as ideias mais importantes do texto de maneira simples, eficiente e otimizada?

Concentre suas atenções nas redes sociais

Por último, mas não menos importante, estão as redes sociais. As melhores ferramentas para pôr em prática o marketing digital grátis, afinal, é nestas redes que 95% do seu público-alvo está concentrado

Mas não se empolgue tanto e sai criando perfis em todas as redes sociais que você encontrar. Selecione aquelas que são mais utilizadas pela sua persona. Por exemplo: se o seu público são meninas de 15 anos, é mais provável que você as encontre no Instagram do que no Linkedin, não é?!

Assim como seu blog, um perfil nas redes sociais de nada adiantaram se forem alimentados ao menos duas vezes por semana, ou até mais, afinal, um perfil com pouco atividade dificilmente será visto. Portanto, crie uma rotina para as suas mídias sociais também.

Hora de fazer o seu checklist

Agora que você conhece 5 estratégias essenciais para pôr em prática o marketing digital grátis, vamos fazer um rápido checklist para garantir que nenhuma ação foi deixada para trás, afinal, cada um dos pontos aqui citados dependem diretamente um do outro para serem eficazes.

Eis o nosso checklist:

Criar um blog/site da sua empresa
Gerar conteúdo interno para o seu blog/site
Gerar engajamento com o seu público
Investir em guest posts
Reciclar os seus conteúdos transformando-os em diferentes formatos
Atualizar as mídias sociais constantemente

Você está preparado para começar a despertar a atenção de seus potenciais clientes na Internet?

Se desejar complementar sua leitura e conhecer outras estratégias de marketing digital para consolidar a sua marca no mercado online, cadastre-se AQUI para ter acesso a um ebook gratuito escrito por especialistas do marketing digital da Agência Tree MKT!