Marketing de Conteúdo: definição, benefícios e funil de vendas!

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO E TEXTO ABAIXO.

Marketing de Conteúdo, Marketing de Conteúdo: tudo que você precisa saber!

Estratégia de Inbound Marketing através da qual a produção e distribuição de conteúdos relevantes (artigos, posts, e-books, podcasts, vídeos, etc.) são o foco, o Marketing de Conteúdo promove uma divulgação não-explícita de uma marca através de canais como: blog, redes sociais e email marketing.

É inegável que nos dias atuais o Marketing Digital deixou de ser apenas uma tendência, para se tornar uma ação indispensável dentro de empresas. Entretanto, o marketing feito no meio digital exige estratégias que visam, sobretudo, atrair a atenção do público-alvo e se destacar uma marca em meio a concorrência.

Neste contexto, é imprescindível conhecer o Marketing de Conteúdo e dominá-lo por completo. Quer crescer o seu negócio na Internet e ganhar mais visibilidade para o seu site e redes sociais? Continue acompanhando este guia definitivo sobre Marketing de Conteúdo e torne-se um verdadeiro especialista nesta estratégia!

Marketing de Conteúdo, Marketing de Conteúdo: tudo que você precisa saber!

Definindo o Marketing de Conteúdo

Criar o engajamento com o público-alvo e crescer a rede de clientes e potenciais consumidores. Este é objetivo central de toda estratégia de criação de conteúdo, afinal, é através do Marketing de Conteúdo que sua empresa será capaz de atrair e gerar valor para as pessoas que buscam conhecer um pouco mais acerca do produto/serviço que você oferece, consequentemente, criando uma percepção positiva da sua marca.

 

Em básico, esta é a definição que costumamos fornecer aos nossos cliente aqui na Agência de Marketing Digital TREE MKT.

Mas para que este conceito fique ainda claro em sua mente, vamos destrinchar um pouco esta definição em 3 tópicos base para darmos seguimento neste guia definitivo para se tornar um expert em Marketing de Conteúdo!

“Criar o engajamento com o público-alvo e crescer a rede de clientes…”

Imagine que você está assistindo a um filme na televisão e no momento do clímax da história a programação é interrompida para que você assista passivamente a uma enxurrada de comerciais. No Marketing Digital como um todo, abominamos esta estratégia agressiva e damos preferência ao poder que todo usuário tem de consumir ou não este conteúdo.
Ou seja, hoje os potenciais consumidores têm o poder de escolher o conteúdo que querem consumir. E você como empresário que quer crescer a sua marca na Internet deve buscar estratégias que priorizem e alcancem o engajamento com o público que você pretende atingir.

“...é através do Marketing de Conteúdo que sua empresa será capaz de atrair e gerar valor para as pessoas…”

Sabe aquela empresa que apenas fala sobre si mesma e somente busca criar conteúdos com foco em divulgar seus produtos e serviços? Pois é, jamais seja esta empresa!
Afinal, sabemos que você deseja aumentar o seu número de vendas, porém, apesar de parecer o mais óbvio, focar 100% dos seus conteúdos nos seus produtos não é a solução. Criar conteúdos com foco nos desejos e anseios do seu público, de forma a lhes instruir e esclarecer dúvidas, é o melhor caminho para concretizar as vendas.

 

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO ABAIXO.

“... percepção positiva da sua marca.”

É neste ponto que você irá começar a colher os frutos! Você instruiu o seu público quando ele precisou, se preocupou com seus problemas e isso não irá passar despercebidos por eles. Ademais de ter a sua marca reconhecida pelo seu público-alvo, as pessoas terão uma imagem positiva sobre o seu negócio e uma coisa é fato: nós somos mais propensos a fechar negócios com marcas que confiamos!

Benefícios do Marketing de Conteúdo

Em suma, para se ter uma ideia da importância do Marketing de Conteúdo, mais de 75% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia para enriquecer o tráfego orgânico de suas páginas e conquistar mais clientes.

Mas por que as empresas têm apostado tanto nesta estratégia de produção de conteúdos?

Tráfego orgânico do site

Produzir conteúdos que sejam, acima de tudo, relevantes e originais é a melhor forma de posicionar o seu site na primeira página do Google, onde ele será encontrado pelo seu público-alvo com muito mais facilidade sem que você tenha que apostar no tráfego pago, os famosos links patrocinados.

Notoriedade da marca

É comprovado, as pessoas têm mais propensão em comprar com marcas que lhes são familiares e nas quais possuem um elo de confiança e simpatia.
Desta forma, a produção de conteúdos contribui para que o seu público-alvo reconheça sua marca e conheça o seu produto e/ou serviço. Assim, um usuário que costuma acompanhar os seus posts no Instagram, por exemplo, irá preferir a sua marca em relação a da concorrência, afinal, ele já te conhece e tem uma percepção positiva da sua marca!

Aumenta o engajamento

Se por um lado a criação de conteúdo aumenta a notoriedade da sua marca, por outro ainda cria um maior engajamento com aqueles que consomem os seus conteúdos. Afinal, uma vez produzido conteúdos de qualidade, você aumenta as interações das pessoas com a sua marca.

E isso nos leva a um resultado de seguidores fiéis que o recomendam e até mesmo o defendem!

Geração de leads e vendas

Apesar de não ser o objetivo final do processo de Marketing de Conteúdo, as vendas são consequência de todas as ações que sua empresa realizou até o momento para guiar e preparar os leads para a tomada de decisão de compra. Pois, não basta ter milhares de visitantes no site, é preciso direcionar seu planejamento de forma correta de modo a transformar os números de tráfego em oportunidades de lucro!

Educa o mercado

De nada adianta divulgar o seu produto e/ou serviço se o seu público-alvo não compreende para que servem os produtos que você oferece. Por isso, a sua produção de conteúdo deve responder às dúvidas dos clientes e ensiná-los tudo que eles precisam saber antes de tomar a decisão de compra por si mesmos.
E, neste ponto, a produção de conteúdos de qualidade se faz imprescindível. Pois, é preciso conscientizar seus clientes acerca de todos os fatores que envolvem aquilo que você está pretendendo vender a ele.

Planejando a estratégia da criação de conteúdos

Marketing de Conteúdo vai muito além de escrever. Em realidade, esta será a parte final da sua estratégia. Afinal, antes é preciso definir objetivos e estratégias para obter resultados positivos para o seu negócio!

Produzir conteúdo sem planejamento é como fazer um bolo sem ter uma receita – pode até dar certo, mas a probabilidade do seu bolo ficar gostoso é bem menor.

É por este motivo, que o seu planejamento de estratégias deve sempre começar pela definição de objetivos. Portanto, defina-o! Você pode utilizar os benefícios acima citados como seu check-list de objetivos para a sua empresa!

 

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO ABAIXO.

Mas agora, vamos pôr a mão na massa!

Marketing de Conteúdo, Marketing de Conteúdo: tudo que você precisa saber!

A Tal da Persona

Tenha em mente uma coisa: você não quer atrair qualquer pessoa para o seu site. Você quer a pessoa certa, aquela que realmente pode vir a se tornar um cliente fidelizado!

E é por isso, que toda estratégia de Marketing de Conteúdo deve começar pela definição da sua persona que é diferente do que entendemos no marketing por público-alvo. Como assim?

 

Enquanto o seu público-alvo será baseado em um contexto mais amplo daqueles que você pretende atingir com os seus conteúdos, a persona é uma descrição fictícia do seu cliente ideal, ou seja, neste ponto você irá definir o sexo, faixa etária, com que a sua persona trabalha, o que ela estuda, os seus gostos e suas dores.

Por exemplo: vamos supor que você é dono de uma empresa que vende biquínis plus size. Neste caso, fica claro que a sua persona é uma mulher entre 20 e 30 anos que gosta de ir a praia ou a piscina mas que não consegue encontrar biquinis que se adequem ao seu corpo.

O resultado desta pequena descrição é a sua persona. E como vimos, a definição da sua persona é muito mais detalhada e irá permitir a você ações mais certeiras para produzir conteúdos perfeitos para ajudar mulheres que se enquadram na descrição acima!

 

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO ABAIXO.

Marketing de Conteúdo, Marketing de Conteúdo: tudo que você precisa saber!

Funil de Vendas e Conteúdo

Maneira através da qual os profissionais de Marketing ilustram o processo de vendas, o funil de vendas engloba desde o primeiro contato com o público até o momento em que a venda é efetivada.

 

 

Esta representação é extremamente importante para materializar em que ponto de conversão um possível cliente se encontra e quais serão os esforços necessários para levá-lo até a próxima etapa até que ele chegue à decisão de compra.

Tradicionalmente, grande parte do processo de vendas é feito pela parte comercial de uma empresa. Porém, é possível através do Marketing de Conteúdo acelerar os processos de venda através de conteúdos relevantes que interessem o seu público, promova interações e criem neles a necessidade de compra do seu produto e/ou serviço.

 

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO ABAIXO.

Pensemos, portanto, conteúdos que sejam relevantes para o andamento de cada uma das três etapas do funil de vendas:

Marketing de Conteúdo, Marketing de Conteúdo: tudo que você precisa saber!

Conteúdo para o topo do funil

Este é o momento em que o seu público ainda não está buscando soluções para nenhum problema e, de fato, ainda nem sabe que o tem. Nesta fase ele apenas busca se informar e cabe a você, produtor de conteúdo, atrair a atenção deste visitante para a descoberta do problema. 

Assim, o topo do funil é a etapa do aprendizado e descoberta e, por isso, seu conteúdo deve ter pouca ou nenhuma característica publicitária para venda. Nesta fase, podem ser produzidos conteúdos de cunho informativo como posts para blog, podcasts e ebooks sobre determinado assunto que eduque o seu visitante. Maneira através da qual os profissionais de Marketing ilustram o processo de vendas, o funil de vendas engloba desde o primeiro contato com o público até o momento em que a venda é efetivada.

 

Conteúdo para o meio do funil

Agora que o seu público-alvo já descobriu ter uma necessidade, ele está procurando soluções para resolvê-la. Neste sentido, já é possível criar conteúdos mais apelativos que ultrapassem o informacional. É assim que você transformará um interessado em lead, afinal, esta é etapa do reconhecimento e da consideração.
Vale lembrar: o conteúdo do meio do funil não será o mesmo conteúdo que você produziu para o topo do funil. Posts para o seu blog e conteúdos interativos como vídeos e podcasts continuam sendo uma opção, mas devem ter foco maior em soluções e não em informações.

Conteúdo para o fundo do funil

Nesta etapa, as pessoas já estão considerando adquirir seu produto, porém buscam informações que ajudem a tomar esta decisão de compra. Portanto, quanto mais informações elas tiverem a mão, mais confiança terão na hora de comprar com a sua empresa.
Deste modo, os conteúdos para o fundo do funil devem ser focados na sua empresa e no produto que você oferece. Assim, depoimentos de clientes e artigos focados no produto e sua utilização são essenciais para eliminar qualquer dúvida do seu potencial cliente e levá-lo diretamente para a compra.

Conseguiu conhecer melhor a estratégia de Marketing de Conteúdo e sanar as suas dúvidas? Se você quer saber ainda mais sobre este assunto e como potencializar o seu negócio em ambiente online por conta própria e sem investimentos, cadastre-se para ter acesso ao ebook gratuito que os especialistas em marketing digital da Agência Tree MKT preparou para você!

 

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO ABAIXO.