SEO (Search Engine Optimization):
Guia Completo para Colocar seu SITE no Topo do Google!

 TEMOS TODO ESSE CONTEÚDO EM AÚDIO E TEXTO ABAIXO.

topo do Google, Como Colocar Seu Site no Topo do Google?

Estratégia primária de qualquer ação de Marketing Digital, o Search Engine Optimization ou simplesmente SEO, é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e quaisquer outras páginas na web que visam, sobretudo, gerar excelente tráfego orgânico e autoridade para um site através do ranqueamento de páginas.

 

Afinal, qual empresário não deseja ter as páginas do seu negócio aparecendo nas primeiras posições de busca orgânica do Google? É lá que se encontram todos os links mais clicados e visualizados pelos usuários, sobrando as páginas posteriores um pequeno número de visualização.

Como resultado, estratégias de marketing digital como o SEO permitem que você chegue a esta tão disputada posição, fazendo com que a sua marca ganhe autoridade no mercado, receba mais visitantes espontâneas e aumente as chances de conversões!

E sabe qual o melhor de tudo isso? Você consegue desenvolver estas estratégias de Search Engine Optimization para o seu negócio online sem investir um centavo.

Neste guia completo sobre SEO, você vai conhecer todas as estratégias para colocar o seu site no topo do Google e consolidar a sua marca no mercado digital!

Vamos lá? Chegou o momento de você dominar esta estratégia indispensável!

Pesquisa de palavras-chave: como fazer o uso desta estratégia?

O que é SEO?

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Primeiramente, é preciso compreender que o Marketing Digital não vive sem sua ferramenta vital: o SEO!

Estratégia de otimização de sites, o SEO (Search Engine Optimization) é facilmente definido como uma forma de aumentar os acessos de um site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que um domínio melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google!

Não ficou muito claro por que o SEO é uma ferramenta vital? Nós da Agência de Marketing Digital Tree MKT listamos as razões pelas quais um negócio não sobrevive na Internet sem esta estratégia:

– Uma marca só é encontrada na web por causa do SEO;
– O SEO melhora seu Posicionamento no Google;
– Utilizando técnicas de SEO os conteúdos que produzimos ganham mais relevância;
– Aumenta seu impacto e vendas;
– Tem poder de converter visitantes em leads!

Portanto, vamos contextualizar o SEO em uso!

No instante que você percorreu os olhos por estas poucas palavras, bilhões de pesquisas foram feitas nos buscadores – especialmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais usado no mundo todo.

E com as facilidades promovidas pelas tecnologias e, sobretudo, pela Internet, as pessoas buscam conteúdos que respondam as suas dúvidas de forma rápida e objetiva, no que toca desde uma pesquisa sobre o comportamento dos felinos até uma explicação sobre a quarta revolução industrial.

Porém, qual a relação de tudo isso com as estratégias de SEO?

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Em síntese, cada busca feita no Google desencadeia a organização dos conteúdos encontrados em um ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições. E são estas páginas no topo do Google que recebem até 30% mais cliques em comparação aos links patrocinados e links orgânicos encontrados na segunda página do mecanismo de pesquisa.

Dessa forma, é preciso provar ao Google que o seu conteúdo apresenta as melhores respostas para aquilo que os usuários estão buscando e que, portanto, a sua página merece estar nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page).

 

E o modo como você vai fazer isso está diretamente atrelado às estratégias de SEO que vão muito além da produção de bons conteúdos para chamar a atenção dos motores de busca.

Estratégias de SEO eficazes para alcançar o topo do Google

Assim como qualquer estratégia de Marketing Digital, tudo deve começar pelo planejamento e a definição de objetivos que você pretende atingir com SEO.

É este planejamento que irá guiar suas ações em direção ao sucesso da sua estratégia. Entretanto, não espere um retorno imediato, assim como acontece com ações de links patrocinados, ok? O SEO dá resultados a médio e longo prazo!

Dito isso, vamos as estratégias para concretizar as ações de SEO para o seu negócio online:

#1 Defina os objetivos

O primeiro passo para qualquer ação que realizamos no marketing, consiste na definição dos objetivos que desejamos alcançar. Para isso, é preciso entender o que o SEO é capaz de oferecer aos nossos negócios, tais como:

– Aumento do tráfego orgânico;
– Geração de leads e vendas;
– Educar o mercado;
– Aumentar a autoridade da marca;
– Posicionar páginas nos topos dos mecanismos de pesquisa.

Definido os seus objetivos? Vamos ao segundo passo!

#2 Defina a persona

Para quem as suas estratégias são destinadas? Com qual público você deseja se comunicar? Quem você quer atrair para o seu negócio?

Responder a estas perguntas facilita as suas estratégias de marketing digital. Afinal, é a partir das suas respostas que você cria a sua persona, ou seja, a descrição do personagem semi fictício que representa o cliente ideal da sua marca. Aquela pessoa com dúvidas, dores e necessidades reais que você pode ajudar a resolver com o seu serviço e/ou produto.

Juntamente com a construção da persona devemos considerar as diferentes etapas do funil de vendas que geram diferentes demandas para as pessoas que você pretende atingir. E, neste ponto, o Marketing de Conteúdo fica evidente, afinal, devemos criar conteúdos de acordo com a etapa que a nossa persona se encontra.

#3 Ferramentas essenciais das estratégias de SEO

As estratégias de SEO não são nada sem algumas ferramentas básicas. Afinal, são elas que ajudam a analisar métricas, embasar planejamentos, fazer otimizações e acompanhar resultados de cada ação posta em prática.

Quais são elas? Neste guia falaremos sobre duas ferramentas indispensáveis para o SEO: o Google Analytics e o Google Search Console. Oferecidas gratuitamente pelo Google e usadas por todo marketeiro para acompanhar estratégias. Vamos conhecê-las:

# Google Analytics
Ferramenta usada para análise de dados, o Google Analytics oferece uma verdadeira infinidade de recursos para avaliar o desempenho de nossas estratégias digitais. Sendo que no SEO, esta ferramenta gratuita pode ajudar de muitas formas:

– Conhecer melhor seu público para construir sua persona com mais precisão;
– Monitorar os números de tráfego orgânico;
– Identificar canais mais eficazes para gerar tráfego;
– Identificar páginas com os melhores desempenhos;
– Monitorar as conversões proporcionadas pelas estratégias de SEO.

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Google Search Console

Oferecendo relatórios realmente valiosos para SEO, o Google Search Console facilita a comunicação entre o site e o Google, oferecendo:

  • Resultados sobre problemas de indexação no site;
  • Hackeamento ou penalização pelo Google;
  •  Identificação das taxas de cliques orgânicos das páginas;
  • Identificação das palavras-chave com melhores resultados;
  •  Identificação de sites que direcionam backlinks para o seu.
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Pesquisa de palavras-chave: como fazer o uso desta estratégia?

Maneira como os usuários escrevem sua dúvida em motores de busca, as palavras-chave são essenciais na estratégia de SEO, pois revelam quais termos nossas personas tem procurado e de qual maneira elas poderão encontrar a nossa página durante suas pesquisas.

 

Desta forma, as palavras-chave permitem identificar oportunidades de otimização e definir prioridades de produção de conteúdo. Portanto, imaginemos que você está criando um blog no seu site. É preciso que você faça uma listagem de termos relacionados a sua área de atuação e identifique as palavras mais eficazes para direcionar tráfego para o seu blog.

Como você vai fazer isso? Você pode obter ideias no Google Analytics e no Google Search Console, além de outras ferramentas destinadas as palavras-chave que veremos um pouco mais a frente!

Tipos de Palavras-chave

Para uma estratégia de SEO, é importante trabalhar as chamadas Head Tail e a Long Tail. Afinal, elas referem-se às diferentes etapas de jornada para alcançar potenciais clientes em todas as etapas do funil de vendas. A seguir, vamos entender melhor cada uma delas:

Head Tail

As palavras-chave head tail são mais genéricas e costumam ser usadas na primeira etapa da jornada de compra, ou seja, no momento em que o consumidor ainda não sabe o que precisa e, por isso, costuma fazer sua busca de modo mais abrangente.

Em geral, os termos head tail tendem a gerar bastante tráfego em motores de busca e atraem um público amplo com pouquíssimas chances de conversões. Vejamos alguns exemplos de head tail, em diferentes mercados:

– Marketing Digital;
– Educação Financeira;
– Tênis feminino;
– Conserto de computador;
– Educação física.

Long Tail

Também chamadas de cauda longa, as palavras-chave long tail são mais específicas e costumam ser usadas no final das jornadas de compra, no momento em que o consumidor já pesquisou melhor sobre o que precisa para resolver sua necessidade, já conhece algumas soluções, entretanto, ainda busca algumas informações para tomar sua decisão final.

Em contrapartida as head tails, as palavras-chave de cauda longa não tendem a gerar muito tráfego. Porém, elas atraem visitantes com potencial conversão. Assim, a especificidade dos termos vai variar conforme a necessidade de cada usuário, por exemplo:

– Agência de marketing digital especializada em SEO;
– Curso de educação financeira à distância;
– Quanto ganha um profissional de educação física.

As melhores ferramentas de palavras-chave

Precisando de uma ajuda para fazer a pesquisa de termos para o seu negócio online? Algumas ferramentas gratuitas servem especificamente para te ajudar a definir as suas palavras-chave a serem trabalhadas. Vejamos quais são:

– Planejador de palavras-chave do Google Ads: verificar volume de buscas e custos por clique;
– Ubersuggest e Keyword Tool: gerar listas e ideias de palavras-chave e conteúdo;
– Google Search Console: verificar palavras-chave que direcionam tráfego para o site;
– Google Trends: verificar tendência de busca pelos termos.

Conclusão

Na Agência de Marketing Digital Tree MKT levamos muito a sério as estratégias de SEO, afinal, sabemos que esta ação é a principal responsável pelo sucesso dos negócios ativos na Internet e, por isso, criamos conteúdos toda a semana para ajudar o seu negócio a crescer e conquistar o topo do Google!

Se você quiser aprender ainda mais sobre as estratégias de marketing digital gratuitas, os profissionais especializados em marketing de conteúdo da Tree MKT preparam um e-book GRATUITO com todas as dicas que você precisa conhecer para alavancar o seu negócio! Clique AQUI e cadastre-se para ter acesso!

Chegou o momento de produzir conteúdo!

Blog instalado chegou a hora de pôr o seu lado mais criativo e marqueteiro para trabalhar. Afinal, de nada adianta investir tempo na criação do seu blog se não for para preenchê-lo com conteúdo de qualidade, não é mesmo?!
Deste modo, dedique um tempo para definir as pautas mais interessantes para o seu blog, em seguida, é interessante criar uma rotina de postagens dos seus conteúdos do modo que você sentir que seja interessante para o seu negócio.
Lembrando: ao menos uma postagem por semana é essencial!
Não esqueça que a interação também é uma parte importante para garantir bons resultados com a publicação dos seus conteúdos. Assim, tire um tempo para responder as dúvidas, elogios e até mesmo criticas de quem consumiu e interagiu com o seu conteúdo. Garantimos que isso trará muitos benefícios para o seu negócio online!

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